sábado, 3 de janeiro de 2009

Paróquia Nossa Senhora da Piedade






























O ano de 2009 é muito especial para a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, pois marca os 330 anos da criação da mesma.

No dia 11 de dezembro de 1679 foi criada pela Arquidiocese de Salvador a Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Pedra do Lagarto. A terceira no estado. A imagem conservada até os dias de hoje no altar-mor da Matriz tem três séculos (1679). De uma arquitetura que chama atenção, a Igreja Matriz encanta a todos que a visitam. Logo na chegada podemos encontrar a Capela Batismal com um batistério feito de pedra e ornada com um belo quadro do Batismo do Senhor. lá também está um crucificado de madeira que chama atenção pelas expressões corporais esculpidas pelo artista. Do outro lado tem uma pedra de marmóre que traz gravada o nome de todos aqueles que passaram por aquela paróquia como cura de almas.

Seguindo em direção ao presbitério temos nas laterais um altar para Nossa Senhora da Conceição e outro a São Miguel, ainda nas laterais encontramos as imagens de Nossa Senhora das Dores e Senhor dos Passos.

Mas nada se compara a beleza do presbitério, não exagero ao dizer ser um dos mais belos do estado. Lá está uma bela obra de arte que antes de tudo é objeto da devoção do povo desta cidade "La Pietá" Lagartense, coroada canonicamente por decreto de Sua Santidade João Paulo II em 1979. A medida que este ano for passando vamos aprofundando sobre a história desta paróquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário